Quais os nutrientes ajudam a aumentar as defesas?

A dieta deve assegurar o teor adequado de carboidratos, lipídios e proteínas para que o organismo produza energia suficiente e possa manter a sua integridade, no entanto, um excesso de açúcar e gordura pode prejudicar o sistema imunológico. A dieta deve fornecer as quantidades adequadas de proteínas com todos os aminoácidos essenciais em proporções adequadas, caso contrário, a produção de imunoglobulinas pode ser afetada. As vitaminas necessárias para aumentar as defesas são: -Vitamina A. estimula a produção de secreções protetoras das mucosas e da atividade imunológica, antitumoral e antiviral. -Vitamina B3. Reduz a liberação de histamina nas alergias e a afecção dermatológica alérgica. -Vitamina B5. Favorece a proteção da pele e reduz os sintomas inflamatórios das alergias. -Vitamina B6. Imprescindível para a formação de anticorpos e leucócitos. -Vitaminas B9 e B12. Imprescindíveis para a formação de células de defesa. -Vitamina C Favorece a actividade imunitária, antitumoral, antioxidante e antiviral e reduz a sensibilidade alérgica e desintoxicante de histamina. -Vitamina E. Favorece a actividade imunitária. Os minerais que protegem o sistema imunológico são: -Enxofre. Favorece a desintoxicação do organismo, é útil em alergias de pele. -Cálcio. Reduz os efeitos inflamatórios e sintomas das alergias respiratórias e cutâneas. -Ferro. Sua presença é imprescindível para o bom funcionamento das defesas. -Magnésio. Favorece a actividade imunitária e reduz os efeitos inflamatórios e sintomas de alergias. -Selênio. Antioxidante e antitumoral, favorece a atividade imunológica. -Zinco. Antioxidante e antiviral e reduz a liberação de histamina no alergias. Nos alimentos existem também fitoquímicos, que tem uma ação terapêutica, e alguns têm uma acção benéfica no sistema imunitário, como os bioflavonóides: quercitina, resvaratrol, e catequinas, entre outros, carotenóides como o licopeno, sulfurados ou fitoestrogênios. Destacam-se alimentos como alho e cebola, frutas cítricas, kiwi, pimentão, vegetais de folhas verdes, legumes,cereais integrais e frutos secos. Fonte Imagem: robak_sxc/sxc.hu