Posso utilizar um gerador de textos automático para melhorar o ranqueamento do meu site?

O conteúdo é uma das ferramentas mais poderosas do marketing digital, ajudando a melhorar o ranqueamento de seu site, aumentar o tráfego, captar leads e gerar vendas, trazendo excelente retorno à empresa. 

No entanto, produzir conteúdo para atingir esses resultados exige esforço, tempo, conhecimento específico e o mínimo de investimento financeiro. Ao notar essas demandas, é comum se interessar por alternativas que simplifiquem essa tarefa e barateiem a produção do conteúdo. 

É justamente nessa situação que uma ferramenta é apontada como solução, o gerador de textos automático. Mas, será que é possível usá-lo para melhorar o ranqueamento de seu site? Aqui, respondemos essa questão! Confira! 

 

Como funciona o gerador de textos automático 

Trata-se de uma ferramenta que traduz, resume ou gera conteúdo a partir de outros, somente trocando palavras originais por sinônimos ou alterando a ordem das frases, de modo a reorganizar o material. 

Atualmente, alguns geradores de textos automáticos prometem um conteúdo otimizado com técnicas de SEO, pensando especificamente na melhoria do ranqueamento orgânico do site. Existem, ainda, alternativas que são disponibilizadas gratuitamente. 

 

Posso usar o gerador de texto automático? 

Especialistas em marketing digital, inbound marketing e SEO não recomendam o uso do gerador de texto automático para criação de conteúdo e melhoria do ranqueamento de sites, por mais tentador que essa alternativa possa parecer. 

O motivo disso é simples: trata-se de uma ferramenta que vai contra o que o Google recomenda, que é criar conteúdo original e de qualidade para oferecer uma experiência positiva ao usuário. 

Ao utilizar um gerador de textos automático, cria-se um conteúdo vazio, não original e que não é voltado para sua persona, ou seja, ele não é capaz de atrair leads e aumentar a taxa de conversão do site, sem trazer os resultados esperados. 

Além disso, não se fideliza clientes, que não permanecem na página e não retornam ao perceber que seu conteúdo é irrelevante e não atende suas eventuais necessidades. Na prática, isso aumenta a taxa de rejeição e prejudica o ranqueamento. 

Há, também, outro detalhe que muitos se esquecem: o gerador automático aumenta o risco de ter um conteúdo duplicado, o que acaba sendo desleal com o consumidor e com quem teve seu texto original copiado, criando uma imagem negativa em clientes e concorrência. 

Por isso, sempre foque em oferecer o melhor conteúdo original possível, algo superior e diferenciado. Os resultados de melhor ranqueamento e demais de tráfego e conversão serão uma consequência desse trabalho de excelência realizado. 

 

Punições por usar geradores automáticos de texto 

Uma das principais dúvidas sobre o gerador de texto automático é se utilizá-lo resulta em alguma punição por motores de busca. Sim, existe essa possibilidade, o que prejudica enormemente a estratégia e trabalho de marketing de sua empresa. 

Ao identificar textos criados por geradores automáticos, ferramentas de busca rebaixam o site e pioram seu ranqueamento, dando preferência para páginas com conteúdos originais e relevantes. 

Além disso, há a redução do PageRank da página e de seu tráfego de busca orgânica, e restrição no posicionamento de novos conteúdos. Em casos mais graves, por exemplo quando a ferramenta é combinada com técnicas de Black Hat, existe a possibilidade de banimento. 

 

Como melhorar o ranqueamento de seu site? 

Se quiser melhorar o ranqueamento de seu site com qualidade, mantendo a boa posição conquistada, a alternativa mais eficaz é adotar diferentes estratégias como o inbound marketing, cuja base é o marketing de conteúdo, SEO e links patrocinados. 

Com o inbound marketing é possível criar conteúdo original, que atende especificamente os objetivos da empresa, seja de ranqueamento, captação de leads ou taxa de conversão. 

O inbound marketing também permite estabelecer um relacionamento confiável com clientes e potenciais consumidores e ter a possibilidade de se tornar autoridade e referência na área de atuação. 

Esses conteúdos serão otimizados com técnicas de SEO, que tem como foco atingir o melhor resultado possível em páginas de resultados de busca, invariavelmente de maneira orgânica, ou seja, sem pagar. 

Se orçamento reduzido for um problema para a empresa, saiba que as estratégias de inbound marketing e SEO exigem investimentos baixos e geram resultados de forma contínua em médio e longo prazos, de modo a compensar o valor destinado. 

Para potencializar e acelerar esse resultado, investir em anúncios de campanhas de links patrocinados faz toda a diferença, desde que configuradas corretamente. No entanto, vale lembrar que essa é uma alternativa paga e demanda um orçamento um pouco maior. 

Todas essas estratégias de marketing digital podem ser implementadas de maneira assertiva, com sucesso e elevado retorno por profissionais especializados ou uma consultoria SEO, como a realizada por uma agência. 

A agência de SEO conta com uma equipe de profissionais capacitados, com amplo conhecimento em técnicas e estratégias eficazes para conquistar um melhor ranqueamento para seu site e gerar resultados expressivos, fazendo valer o investimento e ajudando sua empresa a crescer.