Os 5 alimentos mais saudáveis

Além do exercício físico, o outro pilar básico para manter um bom estado de saúde é a alimentação. É muito importante tomar consciência da importância que tem, ter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes. Deste modo, se tiver uma alimentação saudável, não só estaremos garantindo um crescimento, manutenção e funcionamento do organismo, mas também nos proteger contra doenças neurodegenerativas, cardíacas e alguns tipos de câncer. Em todos os meios, podemos consultar infinidade de dietas, artigos sobre alimentação e aqueles alimentos que são mais ricos em uma determinada vitamina ou nutriente. No entanto, quais os alimentos que são os mais benéficos para a saúde?. Em Coisas de Saúde, fizemos uma lista com 5 dos alimentos mais saudáveis que podemos consumir e que não devem faltar em sua dieta habitual. Todos eles são uma fonte de saúde: – Brócolis É um dos melhores alimentos naturais pelos seus excelentes e diversas propriedades nutritivas e antioxidantes. Seus fitonutrientes (substâncias que dão cor e sabor) protegem contra doenças como o cancro, cardipatías e a diabetes. Está comprovado que estimula o funcionamento do cérebro, regula os níveis de açúcar e insulina no sangue, além de melhorar a capacidade de concentração e a memória. Este vegetal rígido da mesma família do repolho é rico em vitaminas A, C e D, assim como o ácido fólico. Além disso, destaca-se pelo seu alto teor em minerais, como o cálcio e o potássio. – Alho Já são bastante conhecidas as múltiplas vantagens e propriedades dos alhos. São um grande aliado do coração, favorecendo o bom funcionamento do mesmo. Do mesmo modo, previnem o aparecimento de tumores no organismo. São lindos anti-inflamatórios ajudam a combater infecções, controlam o colesterol e a pressão arterial, melhora a circulação, previne o risco de sofrer de hipertensão arterial, reduz os triglicerídeos e são analgésicos. Por se fosse pouco, e apesar do seu cheiro, é um bom afrodisíaco. Então, nada melhor do que incorporá-lo em nossas receitas. – Mirtilo De sabor único amargo e de saboroso, é uma das frutas mais recomendadas e benéficas para a nossa saúde. Ao igual que o resto de frutas do bosque, são excelentes antioxidantes naturais, devido ao seu alto conteúdo em vitamina C e a anthocianina. Ao tomar mirtilo, estamos fortalecendo o nosso sistema imunológico e nos permite neutralizar a ação dos radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento e doenças como o câncer, as doenças cardíacas ou o mal de Alzheimer. Também se destaca por suas propriedades anti-inflamatórias e ser bons antibióticos. Por outro lado, são altamente recomendados para dietas e evitar a prisão de ventre por seu alto teor de fibras e baixo teor de gordura e calorias. Por último, nos ajudam a combater as cáries e nos ajudam a proteger os nossos ossos. – Ovos Um dos alimentos mais conhecidos e utilizados é também um dos mais saudáveis. Não em vão, é uma das principais fontes de antioxidantes, que podemos encontrar na natureza. A luteína também ajuda a prevenir a degeneração macular. Mas aqui não acabam os benefícios dos ovos, já que conta com nada menos do que um total de 13 vitaminas e minerais diferentes, que protegem o nosso sistema imunitário, ajudam a desenvolver os músculos, a pele, os hormônios e o cabelo. Os ovos são muito ricos em ferro, cálcio e proteínas, pelo que o seu consumo é altamente recomendado. – Citrinos Sejam laranjas, tangerinas, limões ou grapefruit, todos eles, destacam-se por seu altíssimo teor de vitamina C, que têm um grande efeito antioxidante. Mas, além disso, são ricos em folatos, potássio, magnésio, cálcio e pectina. O ácido fólico também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Por sua parte, minerais como o potássio ajudam na transmissão dos impulsos nervosos e aumentam a atividade muscular. Diversos estudos têm demonstrado que os citrinos permitem controlar alguns tipos de câncer.