O que é a serotonina?

A serotonina, também chamada de 5-hidroxitriptamina) é um hormônio que é usado tanto como um neurotransmissor no sistema nervoso central e como vasoconstritor pelo sistema vascular. É sintetizada no cérebro a partir do aminoácido L-triptofano e, em seguida, são armazenadas em várias áreas do corpo, como a parede intestinal, plaquetas do sangue, a glândula pineal e o cérebro. Tem um efeito direto ou indireto sobre um grande número de funções psicológicas e fisiológicas, tais como o humor, apetite, sono, memória, aprendizagem, controle de temperatura, comportamento social, comportamento sexual, funcionamento do sistema digestivo , sistema cardiovascular, sistema endócrino, e os músculos. Muitos pesquisadores acreditam que os níveis baixos de serotonina, causando depressão e outros acreditam que certos desequilíbrios químicos ou anormalidades cerebrais causam depressão, que é a que leva a possuir níveis baixos de serotonina, o que sim é certo é que a serotonina baixa está ligada a problemas psicológicos como a depressão, a ansiedade, o transtorno afetivo sazonal e o transtorno obsessivo-compulsivo. Existem certos tipos de meios naturais para aumentar os níveis de serotonina: – Passar tempo ao ar livre durante as horas do dia, mesmo em dias frios de inverno, pode ajudar a aliviar as formas de depressão, bem como a fazer a terapia de luz, como lâmpadas que imitam a luz do sol. – O exercício é uma outra maneira de aumentar naturalmente os níveis de serotonina e aumentar o nível no sangue de triptofano, com quarenta minutos é suficiente para elevar o estado de ânimo. – A dieta também pode jogar um papel relevante no aumento dos níveis de serotonina, como os carboidratos, que desencadeiam a liberação de insulina, o que mantém os níveis de triptofano suficientemente elevados para entrar no cérebro e se transformar em serotonina. A adição de alimentos que são ricos em B6 também é benéfica, já que esta vitamina aumenta a velocidade de que o triptofano é convertido em serotonina. Os alimentos ricos em vitamina B6 é encontrada no espinafre, pimentão, banana, alho, atum, entre outros. Fonte Imagem: anitapatterson/morguefile