O que é a Biodisponibilidade das Proteínas?

Todos nós sabemos da grande importância que têm as proteínas para a obtenção de resultados para ganhar massa muscular ou perder gordura. A nutrição desempenha um papel vital para conseguir os seus objectivos e as proteínas são os blocos de construção que devem ser incluídas diariamente em um bom plano de refeições. As proteínas são utilizados para construir e reparar o tecido muscular. Quando o treinamento é realizado de uma maneira intensa, ocorre uma pequena ruptura no músculo e é a proteína encarregada de levar a cabo a sua reparação. Carboidratos e gorduras atuam como fonte de energia para o nosso corpo quando treinamos, como o tipo de "combustível" para que você utilize em seu carro. Os carboidratos também atuam como um portador para fornecer glicogênio para os músculos. Uma vez tendo em conta a importância do trabalho destes macronutrientes, vamos focar as proteínas em profundidade e os fatores influentes na hora de escolher suas fontes. Muitas pessoas pensam que estão recebendo as doses necessárias de proteínas de alimentos como nozes, aveia, arroz e batatas. Mas as proteínas, esses alimentos não devem ser consideradas como uma fonte primária de proteínas. Por um lado, teria que comer uma ingestão maciça destes alimentos para obter as necessidades diárias de proteínas e até mesmo, teria que consumir um excesso de calorias totais que inevitavelmente dará lugar à acumulação de gordura. Em segundo lugar, as proteínas são compostas de aminoácidos essenciais e não essenciais, mas a maioria das proteínas que se podem encontrar nos alimentos falta de um ou mais aminoácidos essenciais que nosso corpo necessita para sintetizar. Os aminoácidos essenciais não podem ser fabricados pelo nosso corpo, portanto, são essenciais na nossa dieta, enquanto que os não essenciais podem ser produzidos pelo nosso corpo. O nosso corpo também precisa dos aminoácidos essenciais para reparar completamente e têm um potencial ideal para ganhar massa muscular. Não dar ao nosso corpo as fontes de proteínas adequadas, pode conduzir à falta de resultados, apesar de nossos esforços no ginásio. Outro fator importante a considerar sobre as fontes de proteínas é a biodisponibilidade. A biodisponibilidade de uma proteína é um termo que se refere à fração da dose administrada de proteínas que chega até o tecido sobre o que realiza a sua actividade. Há que ter presente que o organismo não absorve a totalidade da proteína que você come. Aqui tem uma tabela para dar uma idéia da classificação de índice de biodisponibilidade de algumas fontes de proteínas. As proteínas com uma biodisponibilidade de 100, quer dizer que praticamente a totalidade de sua proteína é absorvida pelo seu corpo sem deixar resíduos.