Dicas para superar a Síndrome pósférias

O fim do mês de agosto representa para muitos o ponto final das férias e dos dias relaxantes sem horário de trabalho. Pois bem, a volta à rotina e ao escritório de trabalho pode significar ansiedade, saudade, falta de apetite, ou seja, o que é conhecido como síndrome pós-férias. Se não tratada de forma adequada pode degenerar em algo mais sério, como uma depressão. É difícil voltar ao trabalho depois de umas semanas na praia, vida ociosa diária e sem despertadores. De fato, muitas são as pessoas que sofrem com os sintomas típicos da síndrome pós-férias: falta de concentração, tristeza, falta de apetite, pasotismo, esgotamento, ansiedade ou mal-estar geral. São sinais de que, se não forem tomadas medidas adequadas, pode gerar um problema de saúde mais sério ou em uma depressão. No princípio os sintomas são passageiros, dependendo da duração das férias. Para superá-los, aconselhamos o seguinte: -Na hora de escolher os dias de férias, muitos especialistas recomendam tomar por 15 dias em um mês e outros 15 dias em outro período, já que assim se evita a sensação de saturação. Ao mesmo tempo, a sensação de estar de férias alongar e a volta das mesmas não será tão traumática. -Para Recuperar o ritmo normal e as responsabilidades diárias, pouco a pouco. Isso significa que é melhor voltar das férias, alguns dias antes para recuperar o ritmo normal de nossas vidas e que não seja de forma brusca. Por exemplo, começar a levantar-se antes ou ir reduzindo o tempo dedicado à sesta. Trata-Se de não assumir todas as responsabilidades de golpe, mas de organizar-se para assumir que o período de férias termina. -O fato de voltar ao trabalho ou local de estudo, não significa que tenha que renunciar ao lazer e ao tempo livre. Você pode organizar uma saída depois do horário do trabalho, com os amigos ou em casal. Assumimos, assim, que se pode fazer algum hobby como o esporte. -Planejar mais viagens durante o resto do ano, ou seja, não só de esperar pelo verão para realizar alguma saída. Desta forma evitamos pensar que o trabalho não vem acompanhado de bons momentos. -Manter hábitos saudáveis no que se refere à alimentação, é dizer, não saltar refeições. -Ter uma atitude positiva e fazer uma separação do trabalho e da vida pessoal. Fonte imagem thinkstock.