Dicas para a volta de férias

Chega setembro e com ele, o regresso à rotina para a maioria. Depois de um tempo de férias em que conseguimos tomar um merecido descanso, relaxar, desfrutar de tranquilidade e muito tempo de lazer, temos que voltar ao trabalho. A necessidade de ter que recuperar o ritmo normal e às obrigações trabalhistas provoca em muitas pessoas um certo grau de stress. É o que todos conhecemos comosíndrome pós-férias, que traz consigo uma série de sintomas físicos e psíquicos: cansaço e falta de energia, ansiedade, tristeza, dores musculares, irritabilidade, falta de concentração, dores de estômago, insônia, falta de apetite, indiferença e até taquicardia. Não costuma ser fáceis os primeiros dias de trabalho depois de longos dias de descanso, sol, praia e sem horários. Por esse motivo, é muito importante seguir uma série de dicas quando voltamos de férias, que nos serão de grande ajuda para lidar melhor com a volta à rotina e ao trabalho. – Você tem que se acostumar pouco a pouco com a rotina diária. É importante não voltar de férias justo o dia antes de voltar ao trabalho. – Praticar exercício físico ou esporte. Isso Nos ajudará a libertar endorfinas, reduzindo o cansaço causado pelo estresse. Entre meia e uma hora por dia é o suficiente para notar os efeitos positivos. – Levar uma vida saudável, que inclua uma dieta rica e equilibrada. É muito aconselhável tomar frutas, legumes, lácteos e alimentos antioxidantes. Pelo contrário, há que limitar as refeições pesadas e as gorduras. – Hidratar-se bem com água nos ajudará a controlar os nervos. – Eliminar o consumo de álcool e o tabaco. Além disso, há que limitar o consumo de café e bebidas de cola. – Descansar o suficiente para recuperar as energias é fundamental, já que nos permitirá manter um bom estado físico e mental. – Realizar técnicas de relaxamento e exercícios de respiração para controlar os níveis de stress. – Planejar nosso tempo livre, de modo que possamos realizar as atividades de lazer preferidas. Assim, estaremos retirando do trabalho e liberando nossa mente de preocupações. – Manter uma vida social e familiar ativa e rica. – Ter uma atitude positiva e otimista.