Como ter uma dieta saudável - Cardápio completo para homens e mulheres (comece hoje!)

O início do Ano Novo é uma época em que muitas pessoas resolvem melhorar aspectos de sua saúde e estilo de vida. Muitos irão resolver melhorar a sua dieta, quer porque querem reduzir o seu peso, quer porque querem melhorar a sua saúde nutricional. Mesmo depois de decidir melhorar a sua dieta, algumas pessoas podem ter dificuldade em fazê-lo. Podem ter padrões de alimentação pouco saudáveis bem desenvolvidos, ou podem não estar bem informados sobre o que devem comer para tornar a sua dieta mais saudável. A obtenção de boas informações sobre a alimentação saudável é, portanto, uma parte importante da melhoria da dieta.O que é uma dieta saudável?

Uma dieta saudável é aquela em que a energia é consumida nas mesmas quantidades que é gasta, e que contém todos os nutrientes essenciais da dieta (por exemplo, proteínas, vitaminas e minerais). A quantidade total de energia que um indivíduo deve consumir varia de acordo com o sexo, idade e hábitos de exercício. Todas as pessoas devem obter a sua energia a partir de uma variedade de grupos de alimentos e incluem uma abundância de frutas, legumes e cereais integrais, e apenas pequenas quantidades de gordura.


O Conselho Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (NHMRC) recomenda que as mulheres adultas consumam alimentos dos seguintes grupos nas proporções a cada dia:

  • Fruta: 2 porções (uma porções é uma peça média de fruta ou equivalente);
  • Legumes: 5 porções (um Serve 75 g de vegetais cozidos ou uma xícara de saladas crus);
  • Cereais: 4-9 porções (um serve duas fatias de pão; um copo de arroz cozido ou equivalente);
  • Produtos lácteos: 2 porções (um Serve 250 mL de leite, 40 g de queijo ou 200 g de iogurte);
  • Carne magra, aves de capoeira, peixe e leguminosas: 1 para servir (um para servir é 65-100 g de carne cozida ou equivalente);
  • Gorduras e açúcares: em pequenas quantidades, ocasionalmente.

Os homens adultos devem consumir diariamente as seguintes quantidades dos seguintes alimentos::

  • Fruta: 2 porções (uma porções é uma peça média de fruta ou equivalente);
  • Legumes: 5 porções (um Serve 75 g de vegetais cozidos ou uma xícara de saladas crus);
  • Cereais: 6-12 porções (um serve duas fatias de pão; um copo de arroz cozido ou equivalente);
  • Produtos lácteos: 2 porções (um Serve 250 mL de leite, 40 g de queijo ou 200 g de iogurte);
  • Carne magra, aves de capoeira, peixe e leguminosas: 1 para servir (um para servir é 65-100 g de carne cozida ou equivalente);
  • Gorduras e açúcares: em pequenas quantidades, ocasionalmente.
Basicamente, isso sim é uma dieta saudável!