Como prevenir a escoliose

Laescoliosis é um desvio da coluna vertebral, a qual adota a forma de C ou S, em alguns caos da escoliose apresenta-se desde o momento do nascimento, mas, outras vezes, surge como consequência de maus hábitos posturais ou desequilíbrios musculares, por isso, para prevenir a escoliose, você deve ter em conta os seguintes conselhos: – Faça exercícios diariamente, como caminhar, correr, nadar ou andar de bicicleta, para fortalecer os músculos e articulações da coluna vertebral, e o exercício deve envolver ambos os lados do corpo, para evitar a descompensação. – Consome uma dieta saudável e equilibrada, que lhe proporcione os nutrientes necessários, como as vitaminas e minerais: deve ser rica em cálcio e vitamina D, para a manutenção dos ossos e baixa em gorduras saturadas. – Quando estiver peso, é repartirlo em ambos os ombros, por exemplo, em vez de levá-lo somente em um lado do corpo. – Evite estar inclinado sempre para o mesmo lado, procura fazer exercícios de yoga, que fornecem a força e ??a flexibilidade da musculatura de suporte para as costas. – Mantenha o peso adequado e praticar exercício físico adequado, que irá ajudá-lo a controlar o peso, já que o seu excesso pode exercer pressão sobre a coluna vertebral. – É importante fortalecer os músculos abdominais, flexões laterais, oblíquos e os da parte inferior das costas e as coxas, sem esquecer de alongar os músculos peitorais. São fatores de risco de escoliose, uma história familiar com algum dos seus membros com a doença, mulheres, adolescentes e meninas, ombros desiguais, tendência a inclinar-se para um lado, assim como pode ser secundária a uma doença, como a síndrome de Down, síndrome de Marfan ou defeitos congênitos. Em outras ocasiões, a escoliose pode ser consequência de doenças debilitantes, como pode ser a artrose ou osteoporose. Fonte Imagem thinkstock.