Benefícios das Bebidas com Carboidratos para Atletas

Você sabia que as bebidas com carboidratos podem ajudar a combater a desidratação e outras doenças que ameaçam nosso organismo quando realizamos um esforço físico prolongado no tempo?, o último número da revista científica da Federação de Medicina Esportiva (FEMEDE) expõe algumas destas conclusões e ideias fundamentais a ter em conta. O que você gostaria de conhecer?, então continue lendo. O esporte é, juntamente com uma dieta saudável e equilibrada, um dos hábitos mais saudáveis que podemos realizar em nossa vida diária. Não obstante, sempre que tomamos uma atividade física, seja da natureza que for, devemos prestar especial atenção à forma em que a praticamos, para que isso não prejudique muito o nosso organismo. Especialmente, sob as altas temperaturas próprias da época estival devemos tomar uma série de precauções para enfrentar problemas como a desidratação e, por conseguinte, a perda de força e energia do nosso corpo. Sabia que, quando fizermos um exercício de longa duração e que representa um esforço considerável expulsamos, por meio da transpiração, um total de cerca de dois litros de líquido?, tudo isso para não falar da perda de eletrólitos. Voltando à publicação da revista de FEMEDE, apoiada em pesquisas de seu presidente, doutor Manonelles, ressalta-se que as bebidas de reposição de sódio e de potássio ajudam a combater a desidratação. Para melhorar a absorção intestinal de sódio e de água, além do desempenho físico dos atletas é necessário, explica o doutor, apostar as bebidas com hidratos de carbono combinados com eletrólitos. Paralelamente, um outro estudo, publicado na revista do Colégio Americano de MedicinaDeportiva explica que a partir da meia hora de exercício realizado, já que é necessário compensar a perda de líquidos que nosso corpo está submetido. De fato, se essa desidratação chega a superar 2%, será muito importante a ingestão de líquidos, mesmo que não tenhamos a sensação de sede e salgar mais os alimentos. Esta desidratação a que estão expostos muitos atletas após a realização de seu exercício pode aumentar o cansaço e a fadiga, aumentar a temperatura corporal, o ritmo cardíaco, bem como provocar a formação de cãibras musculares. Por tudo isso, é fundamental consumir bebidas ricas em sódio e hidratos de carbono, mesmo depois de fazer exercício. Mas vós?, será que ocupam este tipo de bebidas? Siga-nos no Twitter. Post Patrocinado