Alimentos ricos em Vitamina D

A vitamina D é necessária para a manutenção da saúde dos ossos. Pode ser encontrada de duas formas: através dos raios solares ou de fontes animais. Portanto, a exposição solar sobre a pele é uma fonte natural de vitamina D. Em relação aos alimentos, a vitamina a encontra-se em muito poucos, de forma natural e em seguida passamos a citar uma lista com eles: –Leite, iogurte, margarina, massas, cereais, bolos e pão são fortificados com vitamina D. Isto quer dizer que se lhes acrescenta de forma sintética da vitamina. –O óleo de diversos peixes: o bagre ou peixe-gato, salmão assado ou cozido, cavala cozida, sardinha enlatada em óleo, atum em conserva, também, a enguia cozida. Não obstante, em alguns casos, os óleos de peixe que se vendem, se lhes foi extraído da vitamina D. Para sabê-lo, recomendo verificar quais são os ingredientes, que vêm em lata, antes de comprá-los. – Podemos encontrar a vitamina D, embora em menor medida, em alimentos de origem animal, como: um ovo inteiro, 100 gramas de fígado de vaca, os cogumelos que foram expostas ao sol, os óleos de fígado de peixe (como o óleo de fígado de bacalhau). Em termos gerais, é difícil encontrar este tipo de vitamina. Não obstante, convém ser cauteloso quanto ao seu consumo. Um excesso deste tipo de vitamina pode ser prejudicial para o coração, os pulmões e os rins. Quanto à ação da vitamina D no organismo, cabe destacar que interfere na absorção do cálcio e do fósforo. Portanto, é necessária para a manutenção da saúde dos dentes e dos ossos. Junto com a hormona paratiróide, ajuda a manter os níveis adequados de fósforo e cálcio na circulação do sangue. Fonte Imagem para o flickr