Alimentos ricos em Manganês

O manganês tem um papel estrutural como enzimático, já que está presente em diversos enzimas, é essencial para a absorção de nutrientes, a cicatrização de feridas, e desenvolvimento dos ossos. A deficiência de manganês é pouco frequente e pode-se ver, expresso na saúde dos ossos, dor nas articulações e problemas de fertilidade. É raro que haja toxicidade de manganês, especialmente a partir de fontes de alimentos, mas pode afetar o sistema neurológico. Tem uma ação antioxidante, protege contra a osteoporose, previne as crises epiléticas e alopecia, haverá que ter em conta que os níveis excessivos de manganês são tóxicos, e os suplementos de manganês devem ser tratadas com cuidado, e sempre sob prescrição médica. A dose diária recomendada é de 2,3 mg/dia para os homens e de 1,8 mg/dia para as mulheres. Entre os alimentos mais ricos em manganês, destacam-se: 1) Especiarias que dão vitaminas e minerais, principalmente o cravo moído, que fornecem a maior com 30 mg de manganês/100 gramas e o açafrão com 0,3 mg por colher de chá, seguem-se-lhes o cardamomo, gengibre moído, canela, hortelã, salsa, o louro, o estragão, cúrcuma, coentro seco e manjerona, com ou,o5 mg porcucharadita. 2) Gérmen de trigo e farelo de cereais, como o trigo, arroz e aveia, que são consumidos no café da manhã, a cabeça está o gérmen de trigo tostado, que contém a maior parte do manganês com 20 mg/100 gramas. O farelo de trigo fornece 6.7 mg por xícara, o farelo de arroz 16.8 mg por xícara, e farelo de aveia 2.1 mg por xícara. 3) Frutos secos, como lasnueces -proporcionan12,7 mg/100gr.-avelãs, pinhões, nozes de Macadâmia, nozes pecanas e amêndoas. 4) Moluscos bivalves, como mexilhões, ostras e mariscos, o vapor proporcionam os mexilhões 6,8 mg/100 g, seguidos de ostras e mariscos. Terá que consumi-los com moderação, já que são alimentos com alto teor em colesterol e devem ser evitados por pessoas com risco de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral. 5) Abóbora e sementes de abóbora, contendo 0,5 mg/100 gr. 6) Sementes de linhaça, gergelim, sementes de girassol e tahiní de gergelim são uma grande fonte de óleos saudáveis para o coração. A manteiga de gergelim ou tahini fornece 2.54 mg/100 gramas, as sementes secas de gergelim e de linhaça fornecem 2,5 mg/100 gramas, e as sementes de girassol 2,11 mg/100 gr. 7) Edamame -vagens de soja-, que fornecem 2,2 mg/100 gr. Fonte Imagem ThinkStock.