Alimentos essenciais em um café da manhã equilibrado

Sempre se disse que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Se bem é verdade, há que consumir alimentos tanto nutritivos como energia para começar com o pé a cada dia. Se nos pular o café da manhã ou o fazemos com pressa, então podemos ter problemas de concentração, cansaço e dor de cabeça. Há que ter em conta que o pequeno-almoço interrompe várias horas de jejum após acordar. Portanto, as funções cerebrais exigem do combustível energético necessário para ser ativada. Além disso, é importante manter uma rotina em relação ao horário do pequeno-almoço, já que isso ajuda a manter o peso adequado a cada pessoa. No café da manhã você deve incluir esses alimentos: -Os cereais como aveia, arroz integral, cevada ou trigo, entre outros. Podem ser integrais ou sem açúcar. Os cereais que se compram nos supermercados geralmente contêm grandes quantidades de açúcar refinado e isso pode colocar em perigo o equilíbrio glicémico interno. Se eu recomendo comprar os cereais sem açúcar ou moderar o seu consumo. -Chá, café e cacau. O chá ou o café não são apenas nutrientes, mas o cacau se fornece energia para o seu alto teor em açúcar. -O pão, os biscoitos e doces contêm vitaminas do grupo B, fibras e sais minerais. O pão torrado é mais recomendado que as bolachas ou cereais, já que contém menos açúcar. O consumo de bolos deve ser ocasional por seu alto conteúdo em gorduras e açúcares. -As frutas. São ricas em hidratos de carbono, água e fibra além de importantes vitaminas que contém para o nosso organismo. Pode ser consumido em forma de suco de frutas e consumir recém-elaborado para conservar suas proteínas nutritivas, ou em forma de peça de fruta inteira. Esta última opção é a mais recomendada, já que, quando tomamos as frutas inteiras consumimos também a fibra. Em contrapartida, em um suco isso não acontece e você tem que usar mais de uma peça de fruta para produzi-lo assim que aumentamos a quantidade de açúcar. – Lácteos. Se há problemas de excesso de peso ou obesidade, é recomendável o uso de lácteos desnatados. A manteiga e a margarina também se englobam dentro de um pequeno-almoço equilibrado, desde que seja em pequenas doses e de tempos em tempos. -Água, que ajuda a assimilar os elementos nutrientes e para regular o conteúdo de matérias tóxicas do organismo. -Azeite de oliva. É a gordura mais saudável que podemos consumir, mas deve registando depois nova moderação no seu quantidade devido ao seu elevado aporte calórico. Fonte imagenStock Xchng