Alimentação transtornos cardiovasculares

Existem alimentos carregados de nutrientes saudáveis para o coração, que ajudam a proteger de doenças cardiovasculares, como são os produtos frescos como frutas e vegetais antioxidantes, que ajudam a eliminar os radicais livres e a proteger os vasos sanguíneos, sem esquecer os grãos integrais, legumes, nozes e peixes gordos. É importante incluir na dieta: -Vitaminas do complexo B, como a B12 e B6, os quais protegem contra a arterosclerosis e a vitamina B3, que ajuda a aumentar o colesterol "bom" yvitaminas C e e, que são antioxidantes que protegem dos radicais livres, assim como minerais: magnésio, potássio e cálcio, que ajudam a baixar a pressão arterial. -Fitoesteróis, que reduzem o colesterol no sangue, como os frutos secos e sementes, entre eles o germe de trigo e os carotenóides são antioxidantes que protegem o coração, como o beta-caroteno, luteína e licopeno, encontrado em frutas e legumes -Fitoestrógenos, que têm uma ação semelhante ao estrogênio no corpo, como acontece com as sementes de linho, que diminui o risco de coágulos sanguíneos, derrame cerebral e arritmias cardíacas, assim como a reduzir o colesterol total, LDL e triglicerídeos. Também são encontrados em cereais integrais, legumes, isoflavones de soja e seus derivados, chá preto e chá verde e vegetais da família da couve. -Ômega-3, encontrados em peixes gordos como o salmão e alfa-linolênico, que ajudam a reforçar o sistema imunológico, reduzir os coágulos de sangue e proteger contra ataques cardíacos, aumentam os níveis de HDL bom, diminuem os níveis de triglicerídeos e são anti-inflamatórios, e reduzem a pressão arterial. São encontrados em óleos vegetais como o de girassol, milho, pepita de uva, amendoim e germe de trigo. -Polifenóis, que são um grupo de antioxidantes que diminuem a pressão arterial e reduzem o colesterol "ruim". Destacam-se as catequinas –chá verde-, flavononas –citrinos-, flavonóis –cacau puro-, isoflavonas –soja-, o resveratrol do vinho tinto-, antocianinas –frutas do vermelho para o azul ou roxo– e ácido elágico –todos os tipos de frutas-. Fonte Imagem ThinkStock.