10 Dicas para combater a prisão de ventre no verão

A chegada do verão traz também alguns problemas para a saúde. Um dos mais comuns é prisão de ventre de férias, provocado principalmente pelas mudanças nos hábitos alimentares e costumes. Durante as férias, nós acordamos mais tarde, trasnochamos, diminui a atividade física, não temos horários fixos para as refeições e, em geral, nos descontrolamos um pouco. Estas alterações provocam mudanças em nossos ritmos intestinais e, por conseguinte, o aparecimento da constipação e com ele, a sensação de peso e dor de estômago, perda de apetite, dor de cabeça e mal-estar geral. Para evitar este problemaque pode incomodar o nosso descanso e dar ao traste com as nossas férias, Nutrición Center, empresa farmacêutica líder no setor de nutrição em farmácias, elaborou uma lista de dicas para conseguir uma regularidade intestinal, mesmo em dias de férias e, assim, evitar a prisão de ventre férias. 1.- Tome bastante fibra. A maior fonte de fibra está em frutas e legumes e, mais ainda, se não lhe tirar a pele. O mais aconselhável é tomar cinco peças de frutas e legumes por dia, assim como legumes, já que nos dão uma grande quantidade de fibras, o que nos será de grande ajuda para manter em bom estado a nossa flora intestinal. 2.- Beber água. Para conseguir o efeito desejado, temos que acompanhar a ingestão de fibra de vidro com água, por isso recomenda-se tomar entre 1,5 e 2 litros de água por dia. A hidratação é fundamental no verão, para evitar problemas de saúde. 3.- Reduzir o consumo de carne e aumentar o do peixe (melhor se for azul). Deste modo, irá reduzir o nível de gordura saturada, o que vai beneficiar a nossa saúde. 4.- Evitar alimentos adstringentes. Se queremos evitar a prisão de ventre, devemos decantarnos por tomar alimentos que favorecem o trânsito intestinal e não o contrário. O ideal é tomar maior proporção de alimentos como, por exemplo, a ameixa ou o kiwi, e evitar o excesso de alguns outros, como a cenoura. 5.- Optar pelas versões integrais dos alimentos. Ao mesmo tempo que beneficiam a nossa saúde, também nos fornecerão fibra que é essencial para o trânsito e a saúde da flora intestinal. Além disso, a fibra tem um efeito saciante, por isso vamos ter menos necessidade de beliscar entre as refeições. 6.- Atividade física. Apesar de estarmos de férias, há que tentar manter um mínimo de atividade física diária. Podemos aproveitar que não temos problemas de horários para ir aos locais caminhando ou optar pelas escadas em vez do elevador. Além disso, tanto a praia como a montanha, são destinos ideais para realizar todo o tipo de atividades ao ar livre. 7.- Tomar chás de ervas. Ao levar água e estar compostas por ingredientes específicos, favorecem uma melhor digestão e o bom funcionamento do nosso intestino. Por isso, as infusões são um grande aliado para evitar a prisão de ventre. 8.- Reduzir o consumo de álcool e tabaco. São dois elementos que afetam a saúde de nossa flora intestinal, pelo que é recomendável limitar todo o possível para o seu consumo. 9.- Estabelecer horários. Apesar de estarmos de férias e não ter preocupações, é necessário prever, na medida do possível, os horários tanto para comer como para ir ao banheiro, assim nosso corpo acostuma-se com uma certa regularidade. 10.- Certos produtos à base de prebióticos e probióticos (simbióticos) podem nos ajudar a obter uma flora intestinal saudável e a regularizar a função intestinal. O ideal é consultar a farmácia, o produto que melhor se adapte às nossas necessidades. Link: Nutrição Center